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SEO: Tudo o que você precisa saber para posicionar seu site nas primeiras páginas do Google

SEO primeiras páginas do google

SEO, do termo em inglês Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas de texto e palavras-chave que facilitam o posicionamento de uma página dentro dos principais mecanismos de busca da Internet. Tais otimizações proporcionam buscas orgânicas, ou seja, sem custo para a sua empresa e podem alavancar um grande número de negócios e clientes.

Dito isso, é extremamente importante considerar a elaboração de uma estratégia de SEO para o seu blog corporativo, para que a sua empresa seja encontrada de maneira orgânica (gratuita) nos mecanismos de busca, tais como Google, DuckDuckGo, Yahoo!, Bing e demais serviços.

Muitos empreendedores pensam que, para se tornarem “conhecidos” na Internet, basta criar um canal no YouTube ou uma página no Facebook, LinkedIn ou Instagram, em caráter comercial, com o nome da empresa.

Na verdade, o caminho é um pouco mais longo…

 

Devemos considerar, em primeiro lugar, que o comportamento do consumidor moderno mudou, provavelmente para sempre. Hoje, nós podemos escolher o que iremos consumir: assinamos serviços de streaming, como a Netflix ou Amazon Prime Video, para assistir séries e filmes exclusivos; selecionamos podcasts personalizados no Spotify sobre os mais variados assuntos e, ainda dentro desta plataforma, podemos escutar as músicas que quisermos, sem intervalo comercial.

Acredite ou não, o SEO desempenha papel crucial nesta jornada. Segundo pesquisa realizada pela SEO Tribunal, 97% dos usuários fazem uma pesquisa prévia sobre determinado produto ou serviço, lendo reviews e avaliações de consumidores, para efetuar uma compra.

Não somente, 39% do tráfego global de e-commerce são proporcionadas pelos mecanismos de busca. Nas pesquisas em geral, 57% são realizadas através dos smartphones, seja para estabelecimentos locais ou outras informações.

Nesta estatística, o SEO é a influência maior. Nada disso seria possível sem essa otimização!

Preparamos este artigo focado em SEO para você que deseja saber como atingir as primeiras páginas do Google e outros mecanismos.

 

SEO: por que considerá-lo na sua estratégia de marketing?

Ao utilizarmos técnicas de SEO dentro de um blog e site, torna-se possível posicionar estas páginas nos mecanismos de busca e, consequentemente, vender mais produtos e serviços.

Ou seja, com uma página conhecida, gera-se de maneira orgânica mais visitas gratuitas por tempo indeterminado, e maior autoridade dentro do ambiente digital.

Em resumo, um bom trabalho de SEO pode aumentar as vendas, número de visualizações de página, número de leads, assinantes de feeds, entre outras métricas que deseja focar no seu negócio.

Porém, é importante frisar que o trabalho de SEO é de médio a longo prazo: para posicionar um blog ou página, o tempo médio é de 6 a 12 meses. E isso envolve uma série de fatores, tais como:

  • Tamanho do artigo (número de palavras)
  • Links de referência qualitativos
  • Referências bibliográficas de qualidade
  • Maneira que é trabalhada a palavra-chave e termos relacionados
  • Backlinks (referências ao seu blog/site)
  • Imagens otimizadas

 

Com a tecnologia e o uso da inteligência artificial, os mecanismos de busca estão cada vez mais inteligentes e criteriosos. Agora, eles conseguem identificar quando a palavra-chave está sendo repetida propositalmente (técnica de stuffing), ou quando o conteúdo não é de qualidade ou inverídico.

O Google, por exemplo, anunciou em abril de 2021 uma força-tarefa para conscientizar as pessoas sobre conteúdos falsos e fake news, chamada “Conheça os fatos”. Além de reforçar o bom trabalho de conteúdo e de SEO, tudo aquilo que for inverídico ou não comprovado perde posições de maneira considerável, ou até mesmo ser banido.

Ou seja, a estratégia de SEO dentro de um blog não tem segredo: é preciso construir um conteúdo 100% original, de qualidade e que demonstre respeito e autoridade no assunto.

 

Como funciona o SEO?

O SEO funciona com a junção do uso de determinada palavra-chave e suas variantes, o posicionamento e repetição destes termos ao longo de um blog post, além da chamada legibilidade do texto, links de referência e backlinks (ser referenciado por outro site).

O que significa tudo isso e como proceder?

A palavra-chave (keyword) é o que vai nortear o conteúdo web de um determinado post. Ao contrário da pirâmide jornalística invertida, onde a notícia responde seis perguntas principais logo no primeiro parágrafo (o que, quem, onde, quando, como e por que), o blog post otimizado em SEO não responde a estas perguntas em um primeiro momento, priorizando a palavra-chave no início do texto, no primeiro título H2 e assim por diante.

É possível responder ao tema central do artigo logo no começo, como uma forma de resumo, porém a palavra-chave central deve iniciar o parágrafo sempre.

A escolha da palavra-chave é um dos processos que faz parte da estratégia de SEO. Pode ser feito gratuitamente através de ferramentas como o Planejador de Palavras-Chave, disponível dentro do Google Ads, e em outros sites como UbberSuggest, de Neil Patel, MOZ Keyword Explorer e Keyword Tool.

Para um planejamento de SEO aprofundado, é sensato adotar plataformas como a semRush, Ahrefs e até mesmo os pacotes pagos do Moz, pois além de selecionar diversas palavras-chave e medir a sua potencialidade na Web, estes sistemas também fornecem métricas precisas e dicas para triplicar o tráfego do seu site.

 

Como habilitar o SEO dentro do meu site?

Em tese, o SEO está disponível de forma gratuita para todo e qualquer site na Internet. Afinal, sua principal função é “indexar” a página nos mecanismos de busca, para que as pessoas encontrem sua marca ou produto.

Porém, convém alertar que é muito mais fácil você manusear o SEO, que é uma linguagem técnica, em um CMS (Content Management System) como o WordPress. É muito mais fácil e intuitivo, além de tornar o site mais amigável para o Google.

Isso porque o WordPress é uma plataforma robusta, com milhões de desenvolvedores ao redor do mundo, que permite a instalação de plugins gratuitos específicos de SEO, tais como o Yoast SEO e o Rank Math.

Claro que existem outros CMS, tais como Ghost, Magento, Joomla, etc. Porém, o WordPress é a plataforma mais utilizada na Web, em quase sua totalidade. Afinal, além de ser bastante versátil (existem temas para todo e qualquer tipo de site), é o CMS mais apropriado para blogs.

Ao importar um artigo para o seu site, estes plugins realizam um primeiro escaneamento do post e alertam tudo aquilo que deve ser modificado ou mantido, para garantir o uso correto das palavras-chave, tamanho ideal do blog post, quantidade de hiperlinks, subtítulos e bullet points, além da sua legibilidade, ou seja, o uso correto de palavras de transição.

Não existe “tamanho ideal” de blog posts. Porém, é curioso notar que os conteúdos que estão na primeira página do Google e entre os 5 primeiros links, possuem mais de mil palavras por artigo. Na maioria dos casos, entre 2 a 3 mil palavras, com muita facilidade.

Isso acontece porque, dentre diversos parâmetros, o Google entende que o melhor conteúdo é aquele que possui o maior número de informações valiosas sobre determinado assunto e que responde às dúvidas dos leitores por completo, proporcionando autoridade àquele portal.

 

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