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SEO Negativo: Como pode afetar minha empresa e quais cuidados tomar?

marketing de conteúdo

As estratégias de marketing de conteúdo tem cada vez mais feito parte da rotina das empresas. Com os avanços tecnológicos, é muito difícil não utilizar ferramentas corretas para aumentar seu engajamento.

Dentre estas ferramentas, uma das mais utilizadas é o SEO. Trata-se de um conjunto que possibilita um melhor ranqueamento junto a motores de busca.

O que impulsiona sua empresa e faz com que diversos clientes consigam acessar seu conteúdo de forma mais fácil.

Entretanto, existem algumas pessoas que utilizam técnicas para diminuir o ranqueamento dos outros.

São pessoas sem ética, que estão mais preocupadas em derrubar adversários do que criar um conteúdo de qualidade. Para estas técnicas, é dado o nome SEO negativo.

O que é o SEO negativo?

Os algoritmos das ferramentas de pesquisa costumam acessar uma série de elementos para ranquear positivamente ou negativamente uma empresa.

Assim, ela aparecerá no topo das pesquisas ou acabará indo para outras páginas, onde dificilmente terá chance de ser acessada.

Dentre as ações de SEO negativo, podemos destacar:

  • Link Farm;
  • Duplicidade de Conteúdo;
  • Backlink de spam;
  • Malwares.

A criação de marketing de conteúdo depende de acessos para funcionar corretamente, e o SEO negativo tenta impedir isso a qualquer custo.

Isso porque este tipo de ação pode acabar prejudicando os links de seu site ou em casos mais graves, até gerando sanções por duplicidade de conteúdo, que podem chegar até mesmo a exclusão de resultados nas pesquisas dos usuários.

Como se proteger?

É importante ficar muito atento ao conteúdo de seu site e como ele se comporta na rede para que você consiga ter mais tranquilidade na utilização das ferramentas.

Para isso, é preciso tomar atenção de alguns pontos importantes para a proteção contra o SEO negativo.

Mesmo que você use impulsionadores, como é o caso do Instagram Ads, essas técnicas ainda podem acabar prejudicando e tornando difícil a reversão.

Muitas vezes, a contratação de um profissional que analise esse tipo de ferramenta é fundamental para garantir que você conseguirá utilizar da forma correta os instrumentos, acionando os responsáveis por qualquer prática maliciosa.

1. Cautela com programas baixados

Muitos programas de computadores de fontes suspeitas podem vir carregados de vírus e malwares que podem ser muito prejudiciais para seu computador.

Além disso, algumas destas aplicações podem acabar tendo acesso ao seu conteúdo e gerando problemas em seu site.

Se um destes vírus se instala em sua página e começa a se espalhar entre as pessoas que consomem seu conteúdo, logo você começará a perder espaço junto às ferramentas de pesquisa.

2. Cuidado com a duplicidade

Quando você duplica seu conteúdo em uma página, normalmente não há problema se houver uma indicação de que a página está recebendo uma cópia de um texto original.

Entretanto, muitas vezes pessoas agem de forma prejudicial nesse sentido.

Assim, um site pode copiar seu conteúdo infringindo as regras dos motores de busca, o que acaba prejudicando sua produção de conteúdo e pode até eliminá-la de seus bancos de dados.

Vale lembrar que plágio é crime, e existem formas legais de lidar com esse tipo de situação.

3. Atenção as redes sociais

As redes sociais têm sido grandes aliadas da produção de conteúdo, por sua proximidade e contato direto com o público. Entretanto, elas não estão imunes de ações danosas contra você.

Você pode até mesmo investir em Twitter Ads para conseguir um maior alcance na rede, mas deve se atentar para o que andam falando de você.

Isso porque perfis falsos podem começar a propagar mensagens enganosas e negativas a seu respeito, diminuindo sua credibilidade e tentando afetar diretamente sua relação com o público.

Existem ferramentas de denúncia em quase todas as redes sociais, e você deve agir rapidamente para evitar prejuízos maiores.

4. Verifique seus backlinks

Os backlinks são links de outros canais que levam até seu conteúdo. Eles podem ser muito úteis para conseguir um espaço melhor no mercado.

Entretanto, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes, como a qualidade do conteúdo e se os links estão atualizados.

5. Monitoramento de velocidade

Um dos mais importantes pontos para uma boa utilização de um site é sua velocidade.

Cuidado para evitar que vírus ou malwares dificultem o carregamento de sua página, diminuindo seu SEO e afastando potenciais clientes.

Considerações finais

Utilizar técnicas de SEO pode ser uma excelente estratégia de marketing para se conectar com outras pessoas e expandir seu conteúdo.

Entretanto, você deve estar sempre atento para ações maliciosas que visem seu site, para conseguir assim ter um bom posicionamento e alcançar melhores objetivos.

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