fbpx

Blog

HomeClínica MédicaMarketing Digital para clínicas médicas

Marketing Digital para clínicas médicas

Marketing Digital para clínicas médicas

Investir em marketing digital para clínicas médicas é uma das maneiras mais eficientes para conquistar novos clientes e torna-se uma autoridade dentro da sua especialidade. Isso porque o Google é o mecanismo de busca mais utilizado para extrair informações, seguido da plataforma YouTube.

Não somente, além de atrair novos clientes, o marketing digital consegue reter e fidelizar os pacientes mais antigos e até mesmo torná-los fãs do seu negócio, dependendo do caso e do nível de fama.

Executar uma boa estratégia de marketing digital permite que a sua clínica se posicione como referência na área, bem como no ambiente digital. Com isso, a agenda fica mais movimentada e a confiança dos pacientes é maior.

Além disso, estabelecer um posicionamento de confiança nos meios online aumenta a visibilidade da clínica. Como resultado, é possível se destacar em um mercado que está cada vez mais concorrido.

O marketing digital para médicos e clínicas já é uma realidade no Brasil e no mundo. Porém, para conquistar autoridade no ambiente digital, é preciso realizar um longo trabalho que envolve conteúdo original, links patrocinados e forte engajamento nas principais mídias sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc.).

A criação da sua persona é o primeiro passo que deve ser dado. Diferente do público-alvo, a persona é muito mais intimista, pois esmiúça em detalhes as verdadeiras dores e necessidades dos seus pacientes. Em resumo, trata-se de um personagem fictício do seu paciente ideal.

Em seguida, temos a criação de conteúdo original, focado neste tipo de persona, de modo a solucionar suas dúvidas, dores e anseios. Se você é um médico endocrinologista, você pode dedicar em seu blog artigos sobre a importância de manter um corpo saudável, com hormônios equilibrados, começando com uma dieta balanceada, exercícios físicos, etc.

Neste post, você saberá um pouco mais sobre marketing digital para clínicas e como pode contar com a 23 Digital para este serviço.

 

Marketing digital para clínicas: o que fazer?

O marketing digital é baseado em três grandes pilares: conteúdo, mídias sociais e links patrocinados.

Por isso, trata-se de um trabalho complexo, cujos resultados aparecem em médio e longo prazo. Para uma situação real, estamos falando de 6 meses a 1 ano em média, com postagens constantes, engajamento nas mídias sociais e investimentos em links pagos.

Tudo começa, conforme mencionamos acima, com a criação da persona. Você pode ter até três personas diferentes. Não recomenda-se ter várias delas, porque na realidade o ser humano tem muitas semelhanças, vícios, manias e anseios.

Com a persona, é possível esboçar qual é o conteúdo a ser desenvolvido dentro do seu blog, bem como o público com quem você manterá diálogo nas mídias sociais e até mesmo como você segmenta os seus anúncios dentro do Google Ads.

 

Conteúdo original, sempre!

O conteúdo postado no seu blog deve ser original sempre, preferencialmente sem cópias. Isso faz com que os robôs do Google vejam a sua autenticidade para que o artigo alcance o topo das pesquisas de maneira orgânica e engajada.

Não referimos aqui a artigos de cunho jornalístico: no marketing de conteúdo, trata-se de pautas que tiram as dúvidas do seu leitor e futuro paciente, quaisquer sejam os temas.

O conteúdo autoral, alinhado com as técnicas de SEO, consegue gerar tráfego orgânico (gratuito) por tempo indeterminado ao blog da sua clínica, trazendo mais e mais clientes de maneira automática.

Para atingir a primeira página do Google, recomenda-se artigos de, pelo menos, 3 mil a 4 mil palavras. Porém, é possível atingir notoriedade com textos de mil palavras.

Outras formas de conteúdo que podem ser utilizadas são: produção de vídeos, fotos e podcasts.

 

Mídias Sociais: escolha as que mais tem relação com sua persona

As mídias sociais são unanimidade hoje para todo tipo de negócio. As pessoas precisam estar online para mostrar seus trabalhos, engajar-se com o público e tornarem-se conhecidas.

Porém, até mesmo nesta etapa, é preciso agir com cautela. Escolher com cuidado qual mídia social compensa estar, enquanto persona, alcance, tipo de conteúdo e retorno financeiro.

Ou seja, faz mais sentido para uma clínica médica estar no Instagram, pois pode mostrar fotos dos procedimentos finalizados e outros materiais, do que escrever um artigo longo no LinkedIn.

 

Tráfego pago

O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital válida para blogs e sites tradicionais, além de páginas de empresas nas redes sociais. Seu objetivo central é aumentar o número de leads qualificados, geração de tráfego e curtidas.

Ao contrário do tráfego orgânico, que é gratuito, o tráfego pago é gerado através da criação de campanhas na plataforma Google Ads. A partir da configuração da persona, tipo de anúncio e verba disponível, o Google mostra banners do seu negócio em pontos estratégicos no mecanismo de busca.

Nas redes sociais, temos plataformas similares. Com o Facebook Ads, é possível gerenciar tráfego pago para as páginas do Facebook e perfis comerciais do Instagram. Já no LinkedIn Ads, as Company Pages também ganham alcance desejado. Por fim, temos o Twitter Ads, para o Twitter.

Todas as plataformas funcionam de forma similar, com o mesmo objetivo.

Para se ter ideia da força destas plataformas, no Facebook Ads é possível disparar campanhas para usuários que viajaram para determinados locais em determinado período, tipo de smartphone que usam, perfumes preferidos, poder aquisitivo, cargo empresarial, hobbies, etc.

Ou seja, quando determinadas as palavras-chave corretas para conteúdo e tipo de persona, temos uma poderosa máquina nas mãos que entrega o seu conteúdo para a pessoa certa, que se interessa pelo seu trabalho, vindo a se tornar cliente.

 

Marketing Digital com a 23 Digital

A 23 Digital é uma agência especializada em marketing digital para diversos nichos de mercado. Temos uma equipe especializada que oferece soluções em conteúdo, desenvolvimento de sites, landing pages, tráfego pago e mídias sociais.

 

Consulte-nos agora mesmo e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Conversa
1
💬 Precisando de ajuda?
Olá 👋
Como podemos te ajudar?
Envie-nos uma mensagem clicando no botão logo abaixo 👇