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Dicas infalíveis de gatilhos mentais que você pode usar para aumentar suas vendas

Mas afinal, o que são gatilhos mentais? São técnicas de persuasão que tem relação com aspectos instintivos, sociais e emocionais que estão presentes nos seres humanos.

Todas as nossas decisões tomadas vêm primeiro do nosso inconsciente, e só depois vem para a nossa consciência e aí sim é acompanhada de uma explicação racional.

Estudos mostram que o ato de escolher algo é dividido em três partes. A primeira é que o seu cérebro vai decidir por você, a segunda é que a decisão que aparece na consciência é a decisão que tomará de forma racional e por fim, a terceira é agir de acordo com a decisão tomada.

Aprender sobre gatilhos mentais e persuasão é dialogar com emoção e razão. Aumentando às chances de convencer as pessoas em determinadas situações. E também serve para ter uma maior consciência e domínio quando o assunto é tomar as próprias decisões.

Quais são os principais gatilhos mentais para alavancar as vendas?

Autoridade. Pesquisas mostram que pessoas são mais suscetíveis a obedecer e seguir ordens de autoridades quase que cegamente na hora de tomar uma decisão. As pessoas estão totalmente condicionadas a obedecerem às ordens de pessoas que julgam ser autoridades.

Ou seja, para você se aproveitar deste gatilho mental, é só se aproveitar desta autoridade, mostrando que você é especialista no ramo que trabalha e no que está vendendo.

Para construir esta autoridade é necessário saber estes três pontos: Ter uma boa rede de contatos, estar sempre em contato com sues clientes e futuros potenciais clientes e por fim saber ajudar e contribuir.

Escassez ou urgência. Para lidar com a procrastinação dos consumidores que deixam tudo para depois, existe o gatilho metal, escassez/urgência.

Para resumir, este termo é nada mais e nada menos que deixar o produto até uma determinada hora e data disponível. Ou só disponibilizar o produto em uma certa quantidade, ou oferecer beneficio a mais para os primeiros que procurarem os produtos.

Isso quer dizer que, você oferece os produtos em uma determinada época, quantia e alguns benefícios, mas explica o porquê está fazendo isso. Quanto mais o motivo for real, mais eficiente será.

Paradoxo da escolha. Pesquisas feitas mostram que as pessoas ficam paralisadas diante de escolhas que tem muitas opções. Para tirar proveito deste gatilho mental é importante retirar as informações mais necessárias.

Garantia. Sabemos que os processos de decisão são escolhidos a partir de aspectos emocionais, sociais e instintivos. Mas podemos perceber que a racionalidade fica aparente quando as pessoas têm medo de fazer uma decisão errada.

Para minimizar este medo, você pode passar para o consumidor segurança e confiança através da garantia. Oferecendo a garantia você acaba com este problema.

Na prática, o consumidor pensa que vale a pena comprar o produto por ter um tempo para liquidar os principais medos na hora da compra, que são: Se o produto realmente é para ele, se vai gostar, se não existe produto mais barato e melhor, se vai conseguir usar de uma boa maneira e se está muito caro.

De fato é possível aumentar suas vendas com gatilhos mentais. Usando autoridade, escassez/urgência, escolha, garantia, esses são passos para fazer seus consumidores se interessarem pelos seus produtos.

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