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Cinco erros que você não pode cometer nas mídias sociais

Existem muitos textos sobre estratégias para alavancar a imagem de empresas, produtos ou marcas, mas pouca informação sobre erros que diminuem a visibilidade e prejudicam o empreendedor. Portanto, preste atenção aos cinco erros que você não pode cometer nas mídias sociais.

1. Não ter personalidade

As mídias sociais demandam personalidade, afinal são plataformas nas quais pessoas compartilham partes de suas vidas, postam opiniões, procuram sobre o que gostam e comentam (positiva ou negativamente).

Se sua marca não demonstrar personalidade, ou seja, não interagir diretamente com o público alvo, especialmente quanto aos interesses e vontades do mesmo, qual é o sentido de postar? Esse é um dos principais erros que você não pode cometer nas mídias sociais.

A empresa deve estabelecer valores e convicções. Os clientes necessitam saber qual é o posicionamento dela, e o que consumir seus produtos realmente significa.

A falta de personalidade pode ser corrigida adequando a linguagem, buscando engajar os clientes e sendo coerente com os desejos do público alvo.

2. Não publicar com frequência

Não há nada mais entediante do que entrar em uma página e perceber que o último post data de meses atrás. Será que empresa não se importa com as próprias redes sociais?

A dica é fazer um cronograma de postagens e segui-lo religiosamente. Pense em possíveis conteúdos (relevantes) e os divida, de forma a ter sempre postagens novas.

3. Usar imagens ruins ou com tamanhos errados

Geralmente imagens angariam mais curtidas e comentários do que textos. Imagine seus clientes encontrando fotos de má resolução! Outro erro que você não pode cometer nas mídias sociais.

Preze sempre pela alta qualidade e tratamento das imagens utilizadas no Facebook, Instagram, Twitter, etc. Atitudes simples assim podem gerar muito mais engajamento às suas páginas.

Para as fotos de perfil e capa, use imagens que tornem fácil a identificação da marca, e sempre nos tamanhos pré-definidos pelos sites.

4. Não responder o público

Interagir com o consumidor não se resume a fazer postagens ou campanhas. Responder comentários, tanto públicos quanto mensagens privadas, é essencial para fazer com que o cliente se sinta respeitado.

Além, claro, de ser uma maneira direta de receber feedback, o que te dá a oportunidade de entender o que há de errado com seu produto ou marca e mudar.

Esteja preparado para todos os tipos de opinião, positivas ou negativas, e tente resolver os problemas apontados de forma rápida.

Dessa forma até mesmo aqueles que vieram comentar críticas irão perceber que o atendimento foi efetivo.

5. Não monitorar resultados

A análise dos dados é essencial para realizar planejamentos e saber se o seu negócio está crescendo no meio online ou não.

Tenha sempre uma equipe para traçar planos, pesquisar quais métricas são importantes para sua marca e mensurar resultados.

Estando claros os erros que você não pode cometer nas mídias sociais, há espaço para questionamento e mudança.

Faça um planejamento sólido que elimine definitivamente todas as ações aqui citadas, otimizando e melhorando a presença da sua marca na Internet.

Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com nosso analista de mídias sociais através do formulário de contato.

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