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A jornada do paciente até agendar a primeira consulta

A jornada do paciente para agendar a sua primeira consulta, em qualquer médico, percorre um longo caminho na Internet. Todos nós buscamos por soluções definitivas ou paliativas para as nossas dores e anseios, seja na área da saúde, consumo, tecnologia, bem estar, entre outros.

Em todos os casos, a jornada de compra está sempre presente, pois é o conceito central do marketing digital e de conteúdo.

Normalmente, a jornada de compra é composta por 4 fases: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”. Neste intervalo de tempo, o paciente será munido gratuitamente por uma tonelada de informações relevantes sobre aquele assunto pesquisado, que resultará no agendamento de uma primeira consulta ou na compra de um produto.

Para as agências de marketing digital (e para o médico), a jornada de compra é importante porque permite mapear em que etapa o lead (paciente) está. Cada um está em um estágio e maturidade diferentes.

Em outras palavras, um lead pode apenas pesquisar a respeito de determinado assunto sobre endocrinologia, como terapia hormonal para menopausa, formas naturais de emagrecer sem a necessidade de medicamentos químicos, etc.

Por outro lado, outro lead qualificado compreende toda a sua situação e necessita da ajuda de um profissional da saúde especializado nos sintomas apresentados por este paciente, o que acarreta no agendamento de consulta (venda).

À primeira vista, parece um tiro no escuro. Porém, é importante lembrar que, no ano 2000, o Google processava 14 bilhões de buscas por ano ou 32,8 milhões de buscas por dia. Hoje, segundo o Internet Live Stats, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, totalizando 1,2 trilhão de pesquisas por ano em todo o mundo.

Neste post, vamos explicar como funciona essa jornada e como sua clínica pode se beneficiar do processo.

 

Jornada do paciente: como ela acontece

Todos nós temos dúvidas e buscamos por soluções para os nossos anseios e vontades, correto? Saber informações técnicas sobre um novo iPhone, lugares bons para se morar além das metrópoles, viagens culturais interessantes fora do Brasil, etc.

Na área da saúde, é a mesma coisa. Pessoas buscam soluções diariamente para seus anseios e dores. Logo, quando ela começa a pesquisar sobre determinados assuntos (por exemplo, como tratar da asma), ao ingressar no artigo do seu blog e cadastrar um endereço de e-mail, torna-se automaticamente um lead.

Até a efetivação da consulta, o paciente terá informações suficientes que o manterá mais confortável diante o médico, além de estar mais passível ao tratamento.

Para melhor entendimento, vamos explicar em detalhes as 4 fases da jornada de compra.

 

Aprendizado e descoberta

Nesta fase, considerada inicial, o paciente não sabe ao certo que tem um problema ou necessidade. Ele ainda está despertando o interesse para aquele determinado tema, e é função do seu blog instigá-lo.

Por exemplo, se temos uma mulher que está na faixa dos 50 anos, provavelmente ela já entrou ou está entrando na menopausa, que é o seu último período de menstruação. Por isso, diversos sintomas são ocasionados nesta fase da vida, que podem ser tratados.

E você é um endocrinologista que oferece terapia para reposição hormonal, tanto para mulheres (menopausa) como para homens (andropausa).

 

Reconhecimento do problema

Agora, a mulher de fato reconhece que entrou na menopausa e está sofrendo os sintomas diariamente: ressecamento vaginal, “calorões”, cansaço excessivo e queda de cabelos. Logo, o objetivo para o lead nesta fase é gerar a necessidade de tratamento.

Agora, no seu blog é possível desenvolver conteúdos a respeito da terapia de reposição hormonal, e os benefícios que ela propicia para as mulheres em fase de menopausa.

 

Consideração da solução

Na terceira fase da jornada de compra, o paciente está ciente do seu problema e considera uma solução. No nosso caso, a terapia de reposição hormonal para mulheres e homens que já atingiram os 50 anos de idade.

Agora, é preciso que ele identifique o seu produto ou serviço como uma (boa) solução. Na verdade, como a melhor solução de todas!

É interessante criar senso de urgência para que ele avance no processo e não deixe para resolver o problema depois (ou tenha tempo para ir atrás de outras soluções).

 

Decisão de compra (ou agendamento de consulta)

Por fim, temos a decisão de compra que, no caso do paciente, trata-se do agendamento de sua primeira consulta com aquele médico.

Nesta fase, é hora de mostrar os diferenciais da sua clínica em relação aos concorrentes e convencê-lo de que o seu produto é a escolha certa!

Todo este trabalho é realizado por uma agência de marketing digital, através da produção de conteúdos relevantes, links patrocinados e divulgação via mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc.).

 

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A 23 Digital é uma agência de marketing digital especializada no desenvolvimento de Websites, Landing Pages, links patrocinados e mídias sociais que tornam a sua empresa ou serviço uma autoridade dentro da Internet.

Produzimos conteúdo relevante, fazemos gestão de mídias sociais e de anúncios pagos para todas as áreas, inclusive para médicos e clínicas.

 

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