Blog

HomeDicas8 erros comuns que devem ser evitados na criação do site de sua empresa

8 erros comuns que devem ser evitados na criação do site de sua empresa

8 erros comuns que devem ser evitados na criação do site de sua empresa
Ao longo do dia nossa equipe analisa e pesquisa dezenas de sites, e mais comum do que se imagina é a quantidade de erros e problemas de navegabilidade e usabilidade que encontramos em determinados sites.
O objetivo deste artigo é mostrar aos empreendedores os motivos que fazem com que os usuários fiquem irritados e não retornem ao site visitado. Somente para deixar claro a vocês os termos “Navegabilidade” e “Usabilidade” que estamos colocando em questão é a facilidade com que os usuários conseguem chegar ao seu objetivo enquanto navegam em um site.

 

1º Lentidão na hora de carregar o site
Hoje a velocidade das conexões estão cada vez mais rápidas, um site não pode demorar mais de 20 segundos para carregar. Olha que 20 segundos ainda achamos demais, os usuários na internet estão cada vez menos pacientes! Nessa que muita gente se engana e vai atrás de hospedagem procurando por preço e não qualidade. Caros leitores é o servidor que vai manter o seu site funcionando, portanto tomem muito cuidado e pesquisem antes de contratar o serviço.

 

2º Cuidado com as cores
Sabemos que gosto não se discute, mas o que deve prevalecer é o bom senso, ainda mais se tratando do site de sua empresa. Não queira usar background (cor do fundo) chamativa como verde, laranja ou roxo com a fonte de texto em vermelho, marrom ou amarelo, utilize cores claras como branco, cinza claro ou um tom pastel. Em alguns nichos de mercado o preto é uma boa opção, sempre utilize as fontes em preto, cinza chumbo ou branco. Deixe prevalecer a qualidade de seu conteúdo pois é nele que seu usuário está interessado, no seu produto ou serviço, foque no conteúdo.

 

3º Nunca utilize gírias ou jargões
Utilizar gírias ou jargões em seu circulo de amizade ou grupo profissional é compreensível, mas em seu site para descrever sua empresa, seus produtos ou serviços você não deve usar. Use termos que qualquer usuário leigo no assunto consiga entender o que você quer transmitir.

 

4º Poup up em exagero
Para que não sabe poup up é aquela janelinha que abre quando você entra em algum determinado site e ela te convida a curtir o perfil no Facebook, participar de sorteio ou algo parecido, em uma única página é aceito o poup up, agora em 3 ou 4 páginas de um site jamais deve ser feito.

 

5º Música de fundo
Mais uma vez esbarramos na questão do bom senso, você pode gostar de ouvir música quando entra em sites, mais algum possível cliente pode não gostar. Não estamos abolindo a ideia de ter um player de música em seu site, apenas deixe o usuário decidir se ele quer ouvir as músicas ou não.

 

6º Animações em flash
Confesso que já vimos muitos sites bonitos em flash, cheio de efeitos e muitos recursos de animações, porém devemos dosar a quantidade dessa tecnologia. Normalmente esse recurso é usado para quem trabalha com produtos de apelo visual, no entanto devemos evitar, pois pode comprometer a qualidade da navegação do usuário.

 

7º Contador de visitas
Já foi o tempo que ter um contador de visitas era sinônimo de muito trafego em um site. Hoje temos o Google Analytics para desempenhar esse papel, e por sinal uma baita ferramenta que nos traz dados relevantes sobre quantidade de acessos, tempo médio de visitas, entre outras informações. Se você não possui o código do Google Analytics em seu site entre em contato com nossa equipe.

 

8º Aparência de abandonado
Por último e não menos importante, alias acredito que seja a mais importante é a aparência de site abandonado, um exemplo simples e básico que encontramos em grande quantidade é a página de notícias, estamos em meados de 2013 e a última notícia que o site informa é de 2011. A credibilidade que se constrói ao longo de anos é jogada no lixo. Entre outros deslizes que encontramos como link para uma página que está quebrado, aquela página que está em eterna construção, endereços e telefones desatualizados e por ai vai.

 

Caso você esteja cometendo alguns desses erros acima é melhor repensar na criação do site de sua empresa ou atualização do mesmo.

 

Este artigo foi útil para você? Não seja tímido, deixe seu comentário no campo abaixo, ele é importante para nós.

 

Abraços e até a próxima,
Equipe 23 Digital

1 comment on “8 erros comuns que devem ser evitados na criação do site de sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: