fbpx

Blog

HomeComércio Eletrônico (Loja Virtual)5 estratégias para aumentar as vendas do seu e-commerce

5 estratégias para aumentar as vendas do seu e-commerce

5 estratégias para aumentas as vendas do seu e-commerce

Graças à pandemia, aumentar as vendas do seu e-commerce tornou-se um grande desafio para milhares de empreendedores que resolveram aderir às vendas online como forma de renda extra ou estabelecer uma nova clientela para o seu negócio.

Segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em parceria com o Movimento Compre & Confie, as vendas do setor mais que dobraram em junho de 2020. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 110,52%.

Os tipos de produtos pesquisados para compra são os mais variados possíveis: desde itens essenciais (supermercado) a smartphones, roupas, acessórios, bebidas e muito mais. Como o setor logístico foi um dos únicos que não parou, mesmo com o lockdown, estes números eram esperados.

Por isso, a concorrência é grande: hoje, diversas plataformas estão ao alcance do usuário, permitindo a criação de lojas online ou parcerias com os grandes varejistas, como é o caso da Magazine Luiza.

Logo, para se destacar da concorrência, o empreendedor precisa elaborar uma excelente estratégia que permita o crescimento das vendas de maneira escalável, uma vez que a sua loja na Internet pode atrair centenas de milhares de visitantes por mês e fechar vendas a cada 3 segundos.

É primordial que se compreenda a jornada de compra do usuário, bem como sua experiência dentro da loja. Vários detalhes precisam de cuidados técnicos especiais, pois a qualquer dificuldade ou erros, o usuário desiste da compra e, consequentemente, você deixa de vender aquele produto e perde para o seu concorrente.

Neste post, elaborado pela equipe da 23 Digital, listamos 5 estratégias essenciais que você deve adotar para aumentar as vendas do seu e-commerce e se destacar da concorrência.

Vamos lá!

Aumentar as vendas do seu e-commerce: princípios básicos

Hoje, com a mudança de comportamento do consumidor, agora é possível avaliar a prestação de serviço de uma empresa, bem como a qualidade de seus produtos. Outros possíveis consumidores se informam sobre um estabelecimento ou item, antes de comprá-lo, através da opinião de quem já viveu a experiência.

É o que constata a pesquisa do SEO Tribunal, afirmando que 97% das pessoas que leem avaliações e comentários na Internet acabam realizando uma compra ou seguindo conselhos baseados nas opiniões de outros usuários.

Em outras palavras, uma avaliação na Internet é tão poderosa quanto a indicação feita por um amigo íntimo ou familiar. Dentre diversos aspectos, este é essencial para todo o empreendimento moderno.

Veja abaixo cinco estratégias eficientes e essenciais que seu e-commerce deve adotar.

Omnichannel

Omnichannel, na verdade, é uma definição técnica para a universalização dos canais de atendimento de uma empresa. O que isso significa?

Estar presente nas redes e se importar com o que o consumidor diz é extremamente importante. Por isso, hoje uma empresa possui diversos canais de comunicação, como website, e-mail, telefone, WhatsApp e, claro, as mídias sociais.

Que tal juntar tudo isso em um único inbox? Esta tecnologia já está disponível e otimiza inúmeros processos para o seu negócio, sendo possível não perder nenhuma venda e estar sempre próximo do seu cliente.

Dispositivos móveis

O Panorama do Comércio Móvel do Brasil mostra que 85% dos usuários brasileiros fazem compras pelo smartphone. Logo, é impossível imaginar um e-commerce que não tenha seu próprio app, ou que esteja na plataforma dos grandes varejistas, como as Americanas e Amazon.

O levantamento é realizado pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box.

Por isso, ao estabelecer o seu website de e-commerce, planeje-o pensando nos dispositivos móveis, com versões para smartphones, tablets, desktop e até mesmo um app próprio, disponível para iOS e Android.

Abandono de carrinho

O abandono de carrinho é uma das ocorrências comuns para quem lida com e-commerce. Temos milhares de possíveis clientes que desistem de uma compra, pelos mais diversos motivos possíveis.

É preciso estar atento e monitorar sempre o seu carrinho de compras!

Por isso, adote as seguintes funcionalidades para o seu e-commerce:

  • Preenchimento intuitivo das etapas de checkout
  • Proteção SSL
  • Identificação automática para a recompra
  • Preenchimento dos dados do cartão de crédito ou débito com auxílio visual
  • Possibilidade do login com social media (Facebook, Google, Twitter)
  • Apresentação do resumo do pedido durante a jornada de compra

Mídias Sociais

É inegável o poder que as mídias sociais têm no mundo moderno. Seja para agregar ou “cancelar”, estar presente nas principais plataformas é vital para o seu e-commerce. Porém, é preciso saber como se portar e qual é a mais ideal para o seu negócio.

Por exemplo, para venda de produtos diversos, a mais ideal é o Instagram. Uma vez que as fotos são mais fáceis de identificar e podem constituir cenários, a motivação de compra torna-se maior.

Independente se você estiver no Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn, faça o mais importante: converse com o seu cliente, interaja nas postagens e comentários que ele fizer.

Marketplaces

Outra estratégia interessante é estar presente nos principais marketplaces da Web, como forma de vitrine para o seu e-commerce.

Hoje, felizmente diversos varejistas permitem que lojas parceiras vendam seus produtos dentro de sua plataforma, como é o caso da Amazon, Americanas, Casas Bahia, Ponto Frio, Mercado Livre, entre outras.

Ainda, o próprio Facebook desenvolveu uma área de vendas, chamada Facebook Marketplace, onde usuários e empresas podem vender produtos e serem avaliados a cada negociação.

Como a 23 Digital pode lhe auxiliar com o seu e-commerce

A 23 Digital é uma agência especializada em SEO, Google Ads, Remarketing e Mídias sociais, que gera trafégo orgânico e pago para qualquer tipo de e-commerce e website.

Produzimos conteúdo de qualidade, gerenciamento das principais redes sociais e todo o processo de tráfego pago das principais plataformas disponíveis.

Converse com nossos especialistas, solicite uma consultoria GRATUITA para levantarmos os pontos positivos e negativos de sua plataforma de e-commerce e suas estratégias de marketing digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Conversa
1
💬 Precisando de ajuda?
Olá 👋
Como podemos te ajudar?
Envie-nos uma mensagem clicando no botão logo abaixo 👇