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12 dicas essenciais de como criar um site de sucesso

12 dicas para criar um site de sucesso

Hoje está mais que comprovado que um bom design é fator primordial para o sucesso de um negócio. Porém não devemos nos apegar apenas no design, além do visual temos que ressaltar a acessibilidade, usabilidade e funcionalidade no momento da criação do site. Com base nesses atributos elaboramos este artigo com dicas super importantes para você que está pensando em criar um site ou o novo site para seu negócio.

1 – Traçar uma estratégia
O primeiro passo a ser dado nesse novo projeto é traçar uma estratégia, qual a finalidade que o site terá, se a intenção for vendas o site tem que ser todo projetado e estruturado com foco nas vendas, se a idéia for de divulgação a estratégia é outra. O mais importante é focar no objetivo real do pojeto para que o site exerça seu papel de forma eficiente.

 

2 – Analise sua concorrência
Uma dica super importante que sempre passamos aos nossos clientes que estão desenvolvendo seus projetos conosco é não deixar de analisar a concorrência, isso não quer dizer que você irá copiar uma estrutura ou um conteúdo, muito pelo contrário, isso serve para você observar quais são os recursos, páginas e estratégias de marketing utilizadas por eles. Analisar quais os pontos fortes e fracos que eles possuem, com base nisso traçar seu projeto para que ele seja mais eficiente que o da sua concorrência.
Utilize o Google como ferramenta de pesquisa de sua concorrência, faça buscas com as principais palavras-chave (keywords) relacionadas ao seu ramo de negócio.

 

3 – Defina quem vai desenvolver o site
Existem inúmeras ferramentas a disposição dos usuários para a criação de sites por preços baixíssimos, porém suas funcionalidades são limitadas. Recomendamos que contrate um profissional ou agência especializada em desenvolvimento.
Caso a opção seja por uma agência o ideal é verificar sua estrutura, recursos, projetos desenvolvidos e a satisfação de clientes para quem já trabalharam.

 

4 – Aparência de site abandonado
Um fator que pode afetar a credibilidade de seu site é a aparência de que está abandonado. Se o usuário sentir que está navegando em um site totalmente desatualizado ele não voltará. Recomendamos que você opte por um site com sistema de administração de conteúdo ou site administrável como muitos chamam no mercado. Se o seu site não possui esse sistema será necessária a contratação de uma agência ou web designer para mante-lo atualizado.

 

5 – Utilize como diferencial o conteúdo
trabalhar como diferencial o conteúdo é uma estratégia que vem sendo utilizada nos dias de hoje por grandes empresas para manterem seus usuários entretidos com notícias, dicas, vídeos e jogos.
Além de manter seus usuários trafegando pelo site, gerar conteúdo relevante é um dos requisitos que o Google exige para que um site esteja bem posicionado na primeira página na busca orgânica. Mas se lembre “conteúdo relevante” que quero dizer é produzir um conteúdo de qualidade, que não tenha sido tirado de nenhum outro site, pois o Google consegue identificar sites que estejam copiando conteúdo de outro sites, ou seja conteúdo duplicado. Portanto quando precisar de conteúdo para seu site você deve criar com suas próprias palavras ou contratar um profissional.

 

6 – Disponibilize em outros idiomas
Sua empresa pode estar perdendo negócios fora do Brasil e você nem deve estar sabendo. Se você busca por clientes e fornecedores estrangeiros é fundamental você ter um site com uma ou mais opções de idiomas. Isso ajuda a esclarecer os processos de sua empresa, além de passar mais transparência e credibilidade.

 

7 – Redes sociais integrada ao site
As redes socias já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas e portanto é muito importante sua empresa possuir um perfil corporativo, existem dezenas de redes socais para diversos segmentos, isso não quer dizer que sua empresa deverá possuir um perfil em cada rede social que existe. Você deve analisar as redes sociais que tem a ver com o seu nicho de negócio. Por exemplo o Facebook, a rede social com mais usuários no mundo, lá você deve criar um perfil para sua empresa, e o mais bacana é que o Facebook disponibiliza um perfil chamado de Fan Page, desenvolvido especialmente para empresas, entre outras redes sociais que possuem espaço para perfil corporativo.

 

8 –  Disponibilize uma versão móvel de seu site
Toda a tecnologia que temos ao nosso alcance e a chegada dos tablets e smartphones faz com que as pessoas busquem o que estão procurando na palma da mão e em qualquer lugar. Estimasse que 52 milhões de pessoas hoje possuem acesso a internet pelo celular no Brasil. Grandes portais já possuem versões de seus sites específico para dispositivos móveis, contrário do que pensam os custos para desenvolver uma versão móvel de um site pode até ser menor que a versão convencional.

 

9 – Saiba trabalhar sua Newsletter e Email Marketing
Sabe aquele campo destinado ao usuário para digitar o email e se cadastrar na newsletter de um site? Muitas vezes parece ser de enfeite ou preencher um espaço no layout que ficaria vazio. Para nós a newsletter é uma maneira de estreitar o relacionamento com possíveis “leads”, ou seja possíveis clientes. Conforme falado na dica 5 “utilizar como diferencial o conteúdo”, iremos um pouco mais além, vamos supor que você esteja atrás de um nutricionista para perder uns quilinhos e reeducar sua alimentação. Caso você não conheça ninguém no seu ciclo de amizade o lugar que você irá pesquisar por um nutricionista é o Google correto? Na pesquisa você encontra um nutricionista que disponibiliza uma grande quantidade de artigos e dicas de como emagrecer sem precisar fazer uma consulta, ponto positivo para esse nutricionista pois ele fez com que você economizasse com uma consulta. Em um banner bem posicionado no site tem um chamado com a seguinte frase: Assine nossa Newsletter e obtenha conteúdo exclusivo para se manter em forma ou algum outro título chamativo. Você não se cadastraria? Outra forma de captar emails é através da Isca Digital, uma técnica pouco utilizada no Brasil mas que tem dado muito resultado para quem utiliza, essa técnica você poderá aprender em um artigo que escrevemos que se chama “Descubra o que é uma Isca Digital”. Para finalizar esse assunto importante ressaltar que depois que o usuário se cadastrar em sua newsletter não envie emails em excesso e lote a caixa de entrada dele, isso fará com que ele se descadastre de sua lista.

 

10 – Botão call-to-action em todas as páginas
Primeiro vamos esclarecer o que seria um botão call-to-action, se estivermos nos referindo a uma loja virtual seria o botão “COMPRAR” ou “ADICIONAR AO CARRINHO”, se for um site de prestação de serviços seria “SOLICITE UM ORÇAMENTO” e o grande detalhe é para a cor do botão, nunca utilize tons escuros, como cinza ou preto, sempre cores vivas como verde, vermelho ou laranja. Tome bastante cuidado para não comprometer o layout do seu site.

 

11 – Prova Social
A prova social é um dos elementos da persuasão mais utilizados para aumentar a taxa de conversão de um site. Não há ninguém melhor para falar bem da sua empresa que um cliente que já utilizou algum serviço ou produto e ficou satisfeito. A prova social pode estar em formato de texto na página principal de seu site ou em formato de vídeo no perfil da sua empresa no Youtube ou Vimeo linkando para seu site.

 

12 – Invista nos Links Patrocinados do Google
Google Adwords, também conhecido como Links Patrocinados é de extrema importância para todo tipo de negócio, é impressionante o aumento de tráfego quando um site está promovendo alguma campanha nos links patrocinados, a quantidade de visitas chega a triplicar. Mas tome muito cuidado na hora de se fazer uma campanha, como costumamos dizer aqui na agência, o Google Adwords é uma máquina de sugar dinheiro. Utilize palavras-chave de Cauda Longa, use a ferramentas de palavras-chave que o próprio Google fornece, associe o anúncio a palavra-chave que está sendo utilizada, use a url de visualização linkando para a página do serviço na qual está sendo feita a campanha, entre outras dicas que estaremos passando exclusivamente para os assinantes de nossa newsletter.

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