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HomeComércio Eletrônico (Loja Virtual)Afinal, o que é Inboud Marketing?

Afinal, o que é Inboud Marketing?

O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, tem como premissa criar conteúdo para um público alvo definido, de forma a conquistá-lo e engajá-lo em uma relação direta. Isso significa basicamente chamar a atenção de possíveis consumidores com conteúdo relevante ao invés de comprá-los.

Diferente do Marketing Tradicional, ou Outbound Marketing, a marca é procurada através de buscas feitas pelo cliente – ou seja, o consumidor vem até a empresa, e não o contrário. Um pacote de ações com objetivo de atrair e manter o público é elaborado.

Um de seus conceitos é transformar os clientes em divulgadores. Quando o conteúdo correto é enviado para as pessoas certas, a informação é aproveitada de forma muito melhor, o que gera consumo.

Esse conteúdo deve ser de importância, pensado considerando as particularidades do público alvo, e entregue de maneira conveniente.

Para que serve o Inbound Marketing?

Para aumentar a visibilidade e, principalmente, a credibilidade da empresa, já que uma das propostas dessa tendência é responder dúvidas e ampliar o conhecimento do consumidor.

Também para diminuir e otimizar a busca por clientes, gerar mais vendas, produzir conteúdos que sejam de utilidade pública e atrair pessoas (que estejam de fato interessadas no que a marca pode oferecer).

É comum dizer que a área que trabalha com Inbound Marketing é de investimento e não de custos.

Como é feito?

A metodologia geralmente é dividida em quatro partes: atração, conversão, fechamento e fidelização.

A primeira consiste em atrair o público certo. É realizado um estudo para definir quem são essas pessoas, sua faixa etária, localização, seus gostos, etc. Depois é traçada uma estratégia para chamar a atenção das mesmas.

Os meios utilizados geralmente são Blogs, perfis em redes sociais e ferramentas de SEO, ou Search Engine Optimization.

A segunda etapa, conversão, começa quando se tem um número considerável de visitantes. A marca deve captar e-mails e cadastros para poder oferecer seus serviços – promoções, materiais gratuitos, descontos. Além, claro, das informações.

A terceira fase, o fechamento, consiste em transformar esses visitantes em clientes. Baseando-se em dados já coletados e preenchidos pelos usuários, você pode colocar no papel tudo que eles precisam no momento e, então, oferecer.

A última parte, a fidelização, é onde você conquista o cliente. Mesmo após alavancar as vendas, nunca deixe de entrar em contato com seu público.

E quando acaba o ciclo?

Continue utilizando das estratégias para garantir a satisfação do cliente. É dessa forma que um simples consumidor se transforma em divulgador ativo no meio online.

As técnicas mais usadas são constante mensuramento de métricas em redes sociais e automação do Email Marketing, podendo assim enviar mais conteúdo de forma programada e previamente organizada.

Alterações no layout, acessibilidade e usabilidade do site também são bem vindas, desde que sejam feitas considerando a análise de dados dos meses anteriores. Mudanças devem pensadas com responsabilidade, especialmente nessa área.

Agora que você conhece o Inbound Marketing, pode começar a pesquisar, investir e, por consequência, alavancar a visibilidade e o alcance da sua empresa.

Caso ainda tenha alguma dúvida entre em contato com nossa equipe, tire todas as suas dúvidas, e inicie a implementar as estratégias de Inbound Marketing.

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